3 de mar de 2015

Projeto Adobe Youth Voices




Adobe Youth Voices é um projeto idealizado pela Adobe Foundation que é o braço filantrópico da Adobe Systems em parceria com a Taking It Global.

Foi criado em 2006 com o objetivo capacitar o professor em habilidades de comunicação e colaboração e levar o letramento digital a alunos das redes públicas de ensino em países em desenvolvimento. Atualmente,  está presente em 16 países: Índia, Egito, Paquistão, Argentina, Belarus, Taiwan, Japão, Brasil entre outros.

O conceito do projeto Adobe Youth Voices é  “criar com propósito” amostras de mídias digitais. O projeto estimula os alunos para que suas vozes sejam ouvidas e para que eles falem daquilo que faz parte de seu contexto social.

Podemos dizer que além de um projeto, Adobe Youth Voices é um programa dotado de 3 etapas: a primeira é o treinamento dos professores por meio de um curso de 8 semanas; a segunda, a produção de amostras de mídia que os professores fazem com seus alunos; a terceira etapa de publicação dos resultados e divulgação de toda a produção nacional e internacionalmente.

As mídias criadas por nossos alunos sob orientação dos educadores Karla Evelise Cabral e Angelo Oliveira já foram expostas em São Paulo, Brasília, Argentina e Nova York sob o tema "O Rio que ninguém vê ou não quer ver".

A Exposição no Rio de Janeiro aconteceu em 25 de junho na Quadra da Escola de Sambra Estação Primeira de Mangueira, que reuniu as demais instituições participantes do programa.