23 de out de 2012

Passeio ao Sambódromo Mundialito de Futebol de 7

Em Agosto tivemos o prazer de levarmos as crianças e jovens da Escolinha Esfera Futebol ao Sambódromo para assistirem aos jogos do Mundialito de Futebol de 7 (Fut7).

A meninada como sempre pronta pra ir, ainda mais se tratando de futebol com a participação de Flamengo e Botafogo. 

Foi emocionante! Cada jogo era uma emoção e uma expectativa diferente dos meninos, principalmente quando os times para os quais eles torcem entravam em campo.
Eles assistiram o Mundialito de Clubes, Campeonato Mundial de Fut-7 e o Campeonato Brasileiro de Clubes.




















Entrega de Uniformes.

No dia 26 de setembro tivemos uma grande conquista para nossa Escolinha Esfera Futebol. O tão esperado uniforme!

Com a ajuda do nosso grande amigo e parceiro Leonardo Mello (Léo) e a vereadora Cristiane Brasil conseguimos 100 uniformes já com a logomarca da nossa Instituição e a logomarca da Escolinha.

Foi um alvoroço total, claro, no bom sentido! Os meninos ficaram muito felizes com o grande presente que para nós foi uma enorme conquista, pois há muito tempo procurávamos uma maneira de uniformizar essa turminha tão dedicada aos treinos e à disciplina.

A cada treino a criançada chegava com a esperança de que tivéssemos conseguido. Nós tínhamos de fato esse sonho - ver todas as crianças uniformizadas, sem comparar suas roupas e acabarem se sentindo discriminadas de alguma forma.

Nosso sonho virou realidade! Valeu a pena esperar e acreditar!

Mais uma vez, obrigado Leonardo Mello e Cristiane Brasil.














Sorteio dos Patinetes

No decorrer do mês nós sempre observamos os melhores alunos nos requisitos de comportamento, presença e desempenho e assim também podemos disciplinar os demais.

Sempre que possível e quando as oportunidades aparecerem presenteamos os alunos que se destacaram de alguma forma.

Graças ao nosso amigo Fernando Mancuso, este mês, outubro,  pudemos fazer um sorteio de 6 patinetes entre todas as modalidades no futebol, capoeira Unidade Dendê e Unidade Barão.
 
As crianças ficaram muito felizes com os prêmios e assim eles podem ver a importância de um bom comportamento e compromisso com as atividades que elas se propõe a fazer.

Fernando, muito obrigado pelo grande presente!




Passeio a Usina de Angra dos Reis.

No dia 21 de Setembro junto com o professor de física da UFRJ José Luiz, realizamos um passeio com 40 alunos da Escolinha de Futebol à Usina Nuclear de Angra do Reis.

Foi muito divertido e informativo. Os alunos puderam ver como funciona a distribuição da energia elétrica no Rio de Janeiro e como funcionava algumas instalações da Usina.

O interessante para eles foi descobrir que 50% da energia que circula no RJ vem da usina e muitas pessoas nem se dão conta disso e que com a construção da usina Angra 3 serão 80% de energia limpa, ou seja que não agride a natureza. A Usina tem muito cuidado com o meio ambiente, por isso realizam uma pesquisa mensal com biólogos para terem certeza que suas atividade não tem mexido com a fauna e a flora marinha da região.

Todos guardam a informação de que com uma pedrinha de urânio do tamanho de uma bala, a Usina produz energia para uma casa durante um ano. Lembram-se também que um punhado com as mãos fechadas cheias de urânio equivalem a 50 vagões de carvão na produção de energia elétrica.

O grande intuito foi despertar neles o interesse de uma profissão nova que eles ainda não tinham conhecimento. Não demorou muito e nosso objetivo foi alcançado, logo apareceram perguntas do tipo:     "O que a gente tem que fazer pra trabalhar aqui?" Ou então: "Moça, quanto que ganha?".  A monitora Cristiane logo deu algumas respostas que os deixaram bem satisfeitos, e assim quem sabe num futuro próximo veremos alguns de nosso alunos trabalhando na Usina de Angra dos Reis.

Queremos também agradecer ao amigo Rochinha e ao candidato a Vereador Marcelo Sereno por colaborarem com o ônibus que tornou possível a realização deste maravilhoso passeio. Deixamos o nosso muito obrigado.










Angra 1 (redonda) e Angra 2 (cilíndrica)

Construção de Angra 3

Oficina de Berimbau Reciclável

Desde a segunda semana do mês de outubro começamos a Oficina de Berimbau Reciclável junto com o instrutor Alex do Sistema Brasileiro de Capoeira - SBC que ministra aulas na Comunidade do Barão para crianças, jovens e adultos.
 
Na Oficina as crianças aprendem a montar o seu próprio Berimbau enquanto observam a importância do reaproveitamento de coisas que não tinham utilidade se tornarem instrumento para serem usados nas aulas e assim recebem um grande incentivo à reciclagem,, a preservação da natureza e a sustentabilidade.
 
O primeiro passo foi retirar o aço de pneus velhos e também reaproveitaram pedaços de cano e garrafas PET.
    
Um aluno ficou responsável  por trazer o pneu e cada um trouxe o restante do material.



17 de out de 2012

3ª Festa do Dia das Crianças

No Dia das Crianças a Arevah realizou na quadra da Acadêmicos do Dendê, uma festa para todas as crianças da Comunidade. 

Contando com a parceria de amigos como Leonardo Mello, do pessoal do bloco Cabrito Mamador, Grupo Girassol de Solidariedade entre muitos outros.

Estimamos que cerca de 600 crianças foram beneficiadas na festa que teve brincadeiras, gincanas, concurso de dança, capoeira apresentada pelo instrutor Alex e o professor Uca com a participação das crianças. O professor Uca também realizou uma apresentação de Pirofagia, cuspindo fogo para diversão e entretenimento da criançada e dos pais presentes na festa.

E não parou só por aí... ainda teve bolo, algodão-doce, saquinhos de doce, refrigerante, cachorro-quente, pula-pula (camaelástica), tobogã e  muita música pra criançada dançar bastante. 

Sem dúvida foi umas das melhores festas que já fizemos na Comunidade. Também pudemos contar com a grande ajuda vinda dos nossos amigos de São Paulo: Alex Pivoriunas, Fernando Mancuso, Crediomar, Antônio Luís, Rafael Andrade e Carol. A ajuda de vocês também foi muito importante para realização desse trabalho.

A Arevah agradece a todos os envolvidos.