23 de out de 2012

Passeio a Usina de Angra dos Reis.

No dia 21 de Setembro junto com o professor de física da UFRJ José Luiz, realizamos um passeio com 40 alunos da Escolinha de Futebol à Usina Nuclear de Angra do Reis.

Foi muito divertido e informativo. Os alunos puderam ver como funciona a distribuição da energia elétrica no Rio de Janeiro e como funcionava algumas instalações da Usina.

O interessante para eles foi descobrir que 50% da energia que circula no RJ vem da usina e muitas pessoas nem se dão conta disso e que com a construção da usina Angra 3 serão 80% de energia limpa, ou seja que não agride a natureza. A Usina tem muito cuidado com o meio ambiente, por isso realizam uma pesquisa mensal com biólogos para terem certeza que suas atividade não tem mexido com a fauna e a flora marinha da região.

Todos guardam a informação de que com uma pedrinha de urânio do tamanho de uma bala, a Usina produz energia para uma casa durante um ano. Lembram-se também que um punhado com as mãos fechadas cheias de urânio equivalem a 50 vagões de carvão na produção de energia elétrica.

O grande intuito foi despertar neles o interesse de uma profissão nova que eles ainda não tinham conhecimento. Não demorou muito e nosso objetivo foi alcançado, logo apareceram perguntas do tipo:     "O que a gente tem que fazer pra trabalhar aqui?" Ou então: "Moça, quanto que ganha?".  A monitora Cristiane logo deu algumas respostas que os deixaram bem satisfeitos, e assim quem sabe num futuro próximo veremos alguns de nosso alunos trabalhando na Usina de Angra dos Reis.

Queremos também agradecer ao amigo Rochinha e ao candidato a Vereador Marcelo Sereno por colaborarem com o ônibus que tornou possível a realização deste maravilhoso passeio. Deixamos o nosso muito obrigado.










Angra 1 (redonda) e Angra 2 (cilíndrica)

Construção de Angra 3

Nenhum comentário: